Orkut #orkut10anos

Uma década de Orkut e muitas histórias para contar

Exatamente em 24 de janeiro de 2004, a uma década, o Orkut veio revolucionar a relação virtual entre as pessoas, e ao mesmo tempo, era a porta de entrada do brasileiro na internet. Promissor, foi o site que mudou a história da internet e abriu o mercado para as redes sociais.

Imagem

Ingressei no Orkut através de um convite de um amigo que morava nos Estados Unidos. A partir daí, surgiram as primeiras impressões, conexões e interações com muita gente através da internet. Para acessar o Orkut era preciso de um convite de algum membro que já estava cadastrado na rede. Com isso, comecei a distribuir convites e chamar os amigos para ingressarem na rede. isso rendeu muitas brincadeirinhas e até apelidos como Jorge Orkutis, por causa do meu sobrenome. Orkut era o sobrenome do criador da rede, o turco Büyükkökten Orkut. A principal dificuldade do início é que tudo era em inglês e com uma linguagem bem complicada, o que afastava a maioria dos meus amigos. Lembro que somente no ano de 2005, o Orkut passou a ter a opção de língua portuguesa, o que facilitou o ingresso de diversos amigos. Depois disso, lembro que o Google anúncio que o Orkut seria administrado pela sua filial no Brasil, o que serviu para moldar e dar cara pra identidade digital do brasileiro na rede social.

Imagem

#Comunidades

Quando ingressei no Orkut havia poucas comunidades, então comecei a criar… foram 247 ao todo. Uma fizeram sucesso, já outras nem tanto, mas serviu para agregar os amigos nessa viagem que estava por vir.

Dentre as comunidades que fizeram maior sucesso estavam a “Eu atraio loucos”, “Vida Urgente”, “vem pro Iraque que tá bombando”, “Tropicália – Tropicalismo”, “IBIZA” entre outras de bandas, amigos, restaurantes, locais públicos e muito mais. Lembro que recebi diversos pedidos para comprar as comunidades que havia criado, me senti um verdadeiro fazendeiro, mas decidi não vender nenhuma, nem sei porque, mas acabei me apegando as comunidades e preferi sempre manter o controle. Não que manter o controle dela era legal, muitas vezes tinha que apagar tópicos, amenizar conversas e manter os tópicos sem livres e abertos. lembro que participei até de uma discussão entre um casal que viera a se separar por motivos de ciúmes oriundo do Orkut, na época achei muito engraçado, mas depois apareceu até a policia para por fim nas discussões.

Com toda essas histórias cheguei a ganhar três prêmios de uma revista por causa das comunidades do Orkut. Um prêmio pela criatividade, outro prêmio pelo tópico mais comentado (chegou a mais de dois e meio milhões de comentários só no tópico) e o último prêmio pelas comunidades estarem entre os top 10 do Orkut. Tudo isso em 2005/2006. Contudo a premiação era gorda para a época, redeu cerca de R$ 300,00 e uma página da revista sobre as comunidades do Orkut.

Confesso que o prêmio por causa do tópico “bata com a cabeça no teclado e poste o que sair…” era o mais idiota, mas arrecadou mais de 2,5 milhões de postagens, o que me deixou preocupado com os membros que faziam parte da comunidade “Eu atraio loucos”, não é por nada, mas o nome estava condizente com o público.

Imagem

Uma coisa é certo, as comunidades do Orkut superam os grupinhos do Facebook, visto que não tem nada parecido até hoje.

#Popularidade

Por causa das comunidades que criei, comecei a receber mais de dez pedidos de amizade por dia, lotando o primeiro perfil muito rápido (o limite era de mil amigos). Claro, não havia muita gente então a solução era enviar convites para os membros que passavam pelas comunidades e deixavam seus comentários. Lembro que teve até um personagem que figurava em todas as páginas e costumava enviar convites sem critério nenhum para ser seu amigo, era um tal de Roger Jones, maluco, se dizia astronauta!

Depois se tornou popular o “só add com scrap”, onde que os usuários só permitiam e aceitavam convites se deixassem um recado dizendo de onde era… Com isso deu margem para uma pequena competição entre os usuário que colecionavam scraps e depoimentos para ver quem arrecadava mais recadinhos que o outro.

Outra coisa que chamava a atenção é o visitante recente, sempre que você abria a sua página, aparecia o perfil das dez ultimas pessoas que visitaram a sua página, o que deu margem para ciúmes entre os namorados e muita briga entre casais.

Lembro do meu amigo Serginho, que me agradecer até hoje porque eu criei o perfil dele no orkut, onde fora a estréia dele nas redes sociais.

#Gaya

Orkut me proporcionou grandes momentos, um deles foi quando recebi um convite para trabalhar no projeto do site Terra, onde criou a sua própria rede social, chamada de Gaya. Depois de longos cinco meses e muito insucessos, o projeto não prosperou, pois o Orkut começou a ganhar mais seguidores no Brasil do que no resto do mundo.

#migrandoparaoFacebook

Depois da onda do Orkut, parecia que havia quase 160 milhões de brasileiros cadastrados, a rede virou uma farofada, perdeu o sentido e os critérios. Era usuário postando qualquer coisa, textos sem nexo, fotos e mais fotos a todo minuto. Com isso, fez com que os internautas procurassem uma nova rede. Surgiu o Facebook, com uma linguagem inovadora e moderna, logo foi tomando conta do público.

#RedesSociais

Sem dúvidas, foi o Orkut que abriu caminho para a chegada de outras redes sociais por aqui, inclusive do Facebook. Hoje, ainda existe um público fiel que ainda deixa scraps pelo Orkut, mas a sua grande maioria migrou para as outras redes como Twitter, Instagram, Google+, Pinterest, Linkedin, MySpace, Badoo, ask.fm, Tumblr e a todo momento sempre surge algo novo.   

O jornal Zero Hora de 24.01.2014, trouxe as mídias sociais em números, acompanhe abaixo:

Imagem

#comunidades #depoimento #scraps #add #perfil #gelinhosCoraçõesSorrisos #sortedodia #VisitantesRecentes #Webcelebridades #tópicos #sóaddcomscrap #orkut 

2 comentários sobre “Orkut #orkut10anos

  1. muito show o post sobre o aqui jaz orkut 😉
    mas como dissestes, ainda não tem algo ativo e organizado como as comunidades do orkut.

  2. Ei Jorginho!
    Tu foi o Rei do Orkut, o cara que dominou essa rede como poucos. Lembro que foi você que fez o meu perfil no orkut, e ele foi o meu início nas Redes Sociais. Eu, assim como a maior parte das pessoas da minha geração, sempre fui resistente a novas tecnologias deste tipo, porém a experiência do Orkut me preparou para entrar com tudo no Facebook e no Twitter. Quanta história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s